5 Dicas para criar metas de faturamento

Criar metas de faturamento ajuda a manter o foco do seu negócio e aumenta o comprometimento, principalmente quando você não sabe aonde quer chegar, anda sem rumo e não chega a lugar algum. Não existem regras ou fórmulas mágicas para criar metas de faturamento, no entendo, você precisa entender a realidade do seu negócio e do mercado para então começar a estabelecer seus objetivos e criar um plano de ação eficaz.

As metas de faturamento permitem o crescimento e o fortalecimento das suas vendas e, consequentemente, dos lucros e isso vale para empresas de todos os tamanhos. Revender brincos, colares, anéis e pulseiras também é um negócio e precisa de metas. Pode parecer difícil, mas algumas dicas vão te ajudar:

1. Avalie o mercado

Para criar metas você precisa saber como está o crescimento do mercado. Verifique o crescimento do setor de joias e semijoias no último ano no país e, se possível, na sua cidade. Se o crescimento foi de 12%, não adianta planejar uma meta de faturamento 200% maior.

Para isso, basta consultar a associação comercial local ou buscar a informação na internet ou em jornais e revistas. Você também pode pedir informações no Sebrae da sua cidade.

2. Mensure sua capacidade de vendas e entregas

Avalie quantos clientes em potencial chegam a efetuar a compra – por exemplo, a cada 5 clientes interessados, 2 finalizam a compra. No caso das entregas, você precisa conhecer as limitações do seu estoque.

Por exemplo, quantos clientes você consegue atender com o mostruário que tem no momento? Não adianta colocar as metas lá em cima se você tem poucos produtos a oferecer. Identifique o atual limite máximo de vendas do seu negócio.

3. Defina quanto você quer crescer

Com base nas informações obtidas nas etapas anteriores, estabeleça quanto você pretende crescer de forma clara (20%, por exemplo) e defina prazos (um ano, 6 meses). Uma boa estratégia é estabelecer quanto você quer ganhar e a partir disso calcular quanto precisa vender para ganhar esse valor, já considerando gastos como visitas aos clientes (gasolina) e valores investidos nos produtos.

4. Segmente as metas de faturamento

Além de definir quanto você quer crescer de modo geral, você pode criar metas específicas para produtos, levando em consideração a preferência dos clientes e as tendências de mercado. Essa estratégia ajuda a definir em quais produtos investir.

Se os brincos ear-jackets estão na moda, por exemplo, isso significa que eles têm mais potencial de vendas, então a meta do crescimento de vendas desse produto pode ser maior.

5. Tenha um bom processo de vendas

Essa é a chave para atingir suas metas de faturamento. O processo de vendas começa com a geração de oportunidades (ferramentas de marketing digital, como redes sociais, podem te ajudar nessa etapa) e a identificação de compradores em potencial. Se possível, faça uma breve pesquisa e descubra com quem você está falando.

Inicie uma conexão, se perceber a receptividade no cliente, comece a negociação até chegar ao fechamento do processo, ou seja, quando o cliente faz a aquisição das suas joias ou semijoias.

 

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