Como conseguir independência financeira

Muita gente sonha com a independência financeira, mas não faz ideia de como chegar lá. Ter uma independência financeira significa ter um orçamento equilibrado e ter uma reserva financeira suficiente para você poder viver dela sem depender de um trabalho, se for o caso.

Entretanto, para viver de renda é preciso percorrer um longo caminho com muito foco e dedicação. Se planejar e colocar a mão na massa é apenas alguns dos passos fundamentais para conquistar a tão sonhada independência financeira. Conheça abaixo mais alguns deles:

1. Organize suas finanças

Faça uma planilha com todos os seus gastos, contas e rendas, entenda para onde vai o seu dinheiro e adapte seus gastos ao seu salário. Veja quanto gasta com cada categoria: gastos básicos (moradia, alimentação, educação) devem ser 50% do orçamento, pelo menos 15% vai para pagar dívidas ou investir e 35% para bancar seu estilo de vida.

2. Acabe com as dívidas

Se você se endividou, não tem jeito, é preciso pagar. Calcule quanto tempo e dinheiro vai gastar para quitar as dívidas e comece pelas maiores, para evitar que os juros façam com que virem uma bola de neve.

3. Crie metas e faça um plano

Para conseguir a independência financeira, você precisa saber aonde quer chegar, portanto, crie metas, mas estabeleça metas realistas, que você sabe que pode atingir mudando seus hábitos. Planeje como chegar até esses objetivos, levando em consideração o orçamento feito no começo, e não tenha medo de rever ou adequar suas metas e planos quando for necessário.

4. Ganhe dinheiro

Parece óbvio, mas tem gente que se esquece: para conseguir guardar dinheiro e investir todo mês, você precisa ganhar dinheiro. Nada de deixar o trabalho de lado!

No começo, é normal que os investimentos não sejam suficientes para viver de renda. Portanto, você pode conseguir outra fonte de renda fazendo freelas, pegando um trabalho extra ou vendendo bolos e doces. Pense que tudo isso valerá a pena quando você conseguir mais dinheiro para investir.

5. Diversifique os investimentos

Nada te impede de adotar várias estratégias: invista em imóveis, renda fixa, ações, previdência privada, fundos públicos, o que você puder. Além de ajudar a conseguir a independência financeira mais rápido, investimentos diversificados te dão mais segurança.

6. Tenha foco

Muitas vezes a gente costuma relaxar quando conquistamos algo. É aí que mora o perigo: muitas vezes, retomamos aos velhos hábitos que podem comprometer todo o trabalho e esforço que fizemos. Por isso, tenha sempre foco.

A mudança de hábitos precisa ser real; não caia na tentação de fazer dívidas desnecessárias ou de deixar o orçamento de lado. Quando atingir suas metas, estabeleça novos objetivos e vá ainda mais longe!

7. Aproveite

De nada adianta conseguir independência financeira se você sacrificou toda a sua vida para isso e nunca aproveitou o caminho. Conquistar a independência financeira realmente exige alguns sacrifícios, mas é preciso também ter qualidade de vida, descansar e aproveitar a vida ao lado de quem se ama. Encontre o equilíbrio e aproveite.

Como você pôde perceber, conquistar a independência financeira dá trabalho, mas é bem possível. Então, que tal começar a se organizar e trabalhar pela sua? Nunca é tarde.