Dicas para limpar joias de ouro e prata

Você guarda com todo o cuidado aquele brinco de ouro, o anel de prata ou qualquer outra joia, mas elas acabam ficando escuras e manchadas? Ou então a aliança de ouro que você usa todos os dias também escureceu? Saiba que isso é muito comum de acontecer porque os metais oxidam e este processo que pode ser potencializado devido ao contato do acessório com a luz e agentes químicos.

Então, para te ajudar nessa missão, listamos algumas soluções caseiras bem simples para você que deseja limpar e deixar as suas joias de ouro e de prata brilhantes e bonitas novamente sem gastar com produtos químicos específicos. Confira as dicas abaixo:

Dicas para limpar joias de ouro e prata

1. Detergente: Misture água e detergente e molhe um pano macio. Esfregue bem a joia até que esteja limpa. Em seguida, lave em água corrente e seque bem. Atenção: a água deve estar em temperatura ambiente ou morna, nunca quente para não estragar a joia! Principalmente, se ela tiver pedras preciosas, já que algumas pedras podem rachar quando submetidas a mudanças bruscas de temperatura.

2. Pasta de dente: Com um pano macio, vá esfregando um pouco de pasta de dente branca sobre a peça até que ela volte a ficar clara e limpa. Finalize lavando em água corrente e secando bem.

3. Cerveja ou vodca: É isso mesmo, você pode limpar joias de ouro e prata com sua bebida favorita. Umedeça um pano com cerveja ou vodca (use apenas uma delas) e esfregue repetidamente na peça até que esteja brilhante. Você pode lavar com água e secar quando terminar.

Dicas para limpar joias de ouro

1. Álcool: Coloque as joias de ouro em um recipiente e cubra com álcool líquido. Aguarde uma hora, retire as joias e lave em água corrente. Deixe-as secar bem.

2. Bicarbonato de sódio: Encha um recipiente com água e coloque um pouco de bicarbonato, deixe a joia mergulhada nessa solução por alguns minutos, retire e dê brilho com um pano macio. Em seguida, enxague em água corrente e seque. Outra opção também é fazer uma mistura com uma colher de chá do bicarbonato e uma colher de sopa de sabão líquido. Use para polir e limpar suas joias com um pano, depois é só lavar com água e secar.

Dicas para limpar joias de prata

1. Sabão de coco: Esquente um pouco de água com sabão de coco, mas não deixe ferver. Coloque as joias de molho por 15 minutos. Em seguida, lave bem para tirar o sabão e deixe secar.

2. Bicarbonato de sódio: Misture 1 litro de água com 3 colheres de sopa de bicarbonato e 3 colheres de sopa de sal em um recipiente. Dentro dessa solução, coloque um pedaço de papel alumínio e as joias. Espere alguns minutos e retire. Use água corrente para lavar e seque bem.

Você viu como é fácil?

Com alguns ingredientes que todo mundo tem em casa, você pode limpar as suas joias de ouro e de prata rapidamente e sem complicações. Então, é hora de dar um trato naquela joia que está guardada faz tempo. Bom trabalho!

Gostou das nossas dicas?
Entre em contato com a gente para dizer o que achou ou procure uma de nossas revendedoras.