Venda mais utilizando as redes sociais

Nos últimos anos, as redes sociais ganharam um papel importante: se tornaram influenciadoras no processo de compras porque, além de permitem um contato direto com o consumidor, muitos deles recorrem a elas para tirar dúvidas, pesquisar produtos, ver opinião de outros consumidores e saber mais sobre a marca.

Por esse motivo, é fundamental entender como utilizar as redes sociais a favor do seu negócio, aumentando as vendas, fortalecendo a marca e ainda fidelizando clientes. Confira a seguir algumas dicas para vender mais com a ajuda dessas ferramentas:

1. Descubra a melhor rede social para o seu negócio

Não adianta fazer um perfil em todas as redes sociais e não conseguir alimentar todas corretamente, pois isso causa uma má impressão. Portanto, procure conhecer seu público-alvo, analisar em qual rede ele está mais presente e descobrir como chegar até ele com uma abordagem apropriada.

Vale a pena, por exemplo, investir no Facebook por ser a rede social mais usada pelos consumidores e ainda explorar os diversos formatos que ela permite, como: imagens, vídeos, links e textos.

Já o Instagram é ótimo para revendedoras de joias e semijoias, pois permite mostrar os detalhes visuais das peças, gerando engajamento por meio de fotos e vídeos das peças e até mesmo dar dicas às clientes. Inclusive, pesquisas recentes confirmam que 51% dos usuários do Instagram acessam diariamente o Instagram para ver empresas do segmento de moda, fotografia, viagens, gastronomia e produção audiovisual.

2. Faça um perfil para seu negócio

A presença nas redes sociais precisa ser sempre profissional e constante. Não caia na tentação de usar seu perfil pessoal para vender, é preciso separar as coisas. Esse comportamento é pouco profissional, já que suas clientes querem ver seus produtos e não os detalhes da sua vida pessoal. Portanto, crie uma página exclusivamente para seu negócio.

3. Crie estratégias

Além de aumentar as vendas, as redes sociais podem fortalecer a marca e fidelizar clientes. Então, utilizá-las sem uma estratégia pode resultar em ações equivocadas ou retorno abaixo do esperado. Sendo assim, planeje a linguagem, o conteúdo e a frequência de postagens para atingir um objetivo estratégico, considerando datas comemorativas e outras oportunidades de vendas.

4. Poste conteúdo relevante

Nas redes sociais, o objetivo não é a venda pela venda e sim agregar valor ao seu cliente em potencial, o que levará às vendas. Nada de postar apenas propagandas, ofereça conteúdo que seja do interesse do consumidor e ajude a resolver problemas. Se você vende joias, por exemplo, pode dar dicas para combinar acessórios que vende, falar sobre moda, beleza e tendências.

5. Capriche nos vídeos e fotos para aumentar o engajamento

Engajamento é tudo nas redes sociais. Ele é o termômetro da sua relação com seu público. O visual das publicações tem grande impacto na internet e, por isso, você deve tirar boas fotos e fazer vídeos legais para chamar a atenção, de forma que o usuário se sinta convidado a curtir, comentar e compartilhar a postagem.

Entenda que muitas pessoas passam horas nas redes sociais para se entreter e distrair. Então, passe a sua mensagem de forma sutil, inteligente e lúdica, consequentemente, você irá conseguir aumentar sua audiência e engajamento.

6. Relacione-se com se público

Redes sociais são uma chance de ouvir o que os clientes têm a dizer, responder dúvidas, elogios, reclamações e sugestões. Poste fotos das clientes usando seus acessórios, marque-as nas publicações, alimente uma relação amigável, promovendo a interação das clientes entre si e com seu negócio.

O bom relacionamento com o público-alvo deve ser assertivo, empático e direto possível. Então, fique atenta também ao tempo de resposta aos usuários, pois esse tipo de atitude gera maior segurança e possibilita a criação de vínculos, aumentando assim a possibilidade de venda

7. Converta e fidelize

Como o objetivo final é converter tudo isso em vendas e fidelizar clientes, diversas redes sociais já oferecem botões de “compre agora” e você pode deixar disponível um link para comprar seus produtos ou outra forma do cliente conseguir efetuar a compra. Portanto, não economize na criatividade e promova ações que façam o consumidor ir até você. Um bom relacionamento, produtos de qualidade e atendimento impecável ajudam a fidelizar seu público.

Dica extra: Promova publicações para seu negócio ser visto por mais pessoas. No Facebook, no Instagram ou em outras redes sociais, esse recurso ajuda a atingir um público novo de forma segmentada e você não precisa investir muito para obter bons resultados.

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